Pular para o conteúdo

HISTÓRICO

Quem somos

A Aliança surgiu a partir do apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) para a constituição de uma iniciativa multiatorial denominada PANAO (Parceria para o Suco de Laranja Sustentável). Seu propósito é o de melhorar as condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e famílias da agricultura familiar, para aumentar a participação do suco de laranja sustentável do Brasil que vai para o mercado alemão, um dos principais consumidores do suco brasileiro exportado para a Europa. Atuam na PANAO representantes da sociedade civil, de sindicatos de trabalhadores assalariados e trabalhadoras assalariadas rurais, da agricultura familiar, dos setores público e privado do Brasil e da Alemanha.

A partir da constatação de que para se constituir uma parceria multiatorial seria necessário também o fortalecimento da sociedade civil em torno dessa agenda, a Iniciativa Romero e a Repórter Brasil assinaram, em maio de 2020, um acordo de cooperação para o desenvolvimento do projeto “Coordenação dos atores da sociedade civil no contexto da Parceria do Suco de Laranja Sustentável e fortalecimento da sociedade civil local no setor do suco de laranja brasileiro”.

A Aliança passou a funcionar oficialmente em março de 2020 em meio à pandemia do COVID-19, o que acabou por modelar o formato de encontro periódicos em ambiente virtual e contribuiu para um engajamento contínuo de seus atores. Para além da atuação junto à PANAO, desde sua fundação a Aliança tem contribuído para o fortalecimento do diálogo e de ações voltadas para a cadeia do suco de laranja e de outras culturas de impacto semelhante na economia brasileira (como café, cacau, soja, entre outras).